Módulo 9 - Técnicas de Narração

Narratologia / Narrativa

Narratologia

A Narratologia é o estudo das narrativas de ficção e não ficção, por meio das suas estruturas e elementos. É um campo de estudos particularmente útil para a dramaturgia e o roteiro de audiovisual.
A narratologia foi consolidada como ciência por pesquisadores Franceses e pela escola formalista Russa. É  extremamente influenciada pelas correntes teóricas estruturalistas, que pretendem adaptar a metodologia das ciências exatas às humanidades.
Por outras palavras, a Narratologia é a ciência que procura formular a teoria dos textos narrativos na sua Narratividade.

Narrativa

Narrativa quer dizer, conhecer, transmitir informações.
A Narrativa literária costuma-se apresentar em forma de prosa, mas também em versos.
O conceito de Narrativa é o que permite reconhecer o conflito, e é estudada, como um método para produzir, como um teoria para investigar.
A Narrativa carrega desde inicio características multidisciplinares, e é aberta a diversas metodologias de muitas áreas, na história, sociologia, psicologia, religião, comunicação, estudos de media, entre outros.

Elementos da Narrativa

Tempo

O intervalo de tempo em que os fatos ocorrem. Pode ser um tempo cronológico  ou seja, um tempo especificado durante o texto, ou um tempo psicológico, onde sabemos que existe um intervalo em que as ações ocorrem, mas não se consegue distingui-lo.

Espaço

O espaço é imprescindível, e deve ser esclarecido logo no inicio da narrativa, pois assim o leitor poderá localizar a ação e imaginá-la com maior facilidade.

Enredo

É o fato em si. Aquilo que ocorre e que está a ser narrado. Deve ter um principio, meio e fim.

Personagens

São os indivíduos que participam do acontecimento que está sendo citado pelo narrador. Há sempre um núcleo principal da narrativa que gira em torno de um ou dois personagens, chamados de personagens principais.

Narrador

É quem conta o fato. pode ser em primeira pessoa, ou em terceira pessoa, o qual não participa nos fatos.


Estrutura da Narrativa

Introdução

É onde se irá fazer uma breve apresentação estabelecendo espaço e tempo.

Desenvolvimento

É a parte onde há transição da introdução para o climax, ou seja, a complicação da história.

Climax

Antecede a conclusão ou desfecho, também chamado de auge da história, será o momento onde teremos o suspense e tensão.

Conclusão

É a parte final da história, o momento onde teremos esclarecimento e revelações, é a soma da introdução, desenvolvimento. Não deve ser incluídos novos personagens com a intenção de explicar a história.


Guião Técnico / Storyboard

Guião Técnico


Guião Técnico contém toda a informação necessária para realizar o projeto.
Numa aplicação multimédia devem ser definidos, com pormenor  o conteúdo de cada ecrã, os média que o ocupam e as formas de interação. Esta informação referida no guião técnico, deve ser complementada pelo storyboard, onde serão realizados os esboços de cada ecrã da aplicação, com o seu conteúdo e navegação.
O guião técnico apresenta indicações referentes à câmara, à iluminação, ao som, aos adereços, à planificação das cenas, etc. O guião técnico é constituído pela especificação de conteúdo e elementos gráficos do produto, correspondendo a uma maquete ou visão geral deste que é o resultante do trabalho das fases anteriores. Cabe ao realizador "traduzir" em imagens e sons todo esse trabalho.
























Storyboard


São organizadores gráficos tais como uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com o propósito de pré-visualizar um filme , animação ou gráfico animado, incluindo elementos interativos em websites.
Storyboard é um filme contado em quadradinhos, um roteiro animado. Mas existe uma diferença fundamental: apesar da semelhança de linguagem e recursos gráficos, uma história em quadradinhos é a realização definitiva de um projeto, enquanto que um storyboard é apenas uma etapa na visualização de algo que será realizado em outro meio.  O story é um desenho-ferramenta, um auxilio do cineasta.
Assim o storyboard cumpre 3 funções:
1- Ajuda os criadores a visualizar a estrutura do filme e discutir a sequência dos planos, os ângulos, o ritmo, a lógica do filme, as expressões e atitudes dos personagens.

2- Ajuda a apresentar o roteiro para os responsáveis pela aprovação e liberação dos verbos.

3- Orienta a produção do filme, lembrando aos realizadores o que realmente foi aprovado pelo patrocinador ou cliente.





























Stop motion - "O elefante Lucas"







Sem comentários:

Enviar um comentário